Mergulhar no Rio de Deus

Mergulhar no Rio de Deus

Quando ouvimos falar sobre “as águas de Deus“, ou “o rio de Deus”, logo imaginamos o mover de Deus, a unção, um avivamento, o derramar o Espírito. Isso tudo é verdade, Deus tem um rio de águas vivas para cada um de nós, Ele deseja que sua igreja esteja mergulhada na unção, encharcada pelas águas do Espírito. A água é símbolo de purificação, de vida e de refrigério.

Mas será que estamos programados para receber apenas algumas ondas desse rio? É claro que não, as águas de Deus são para todo tempo. Jesus disse à mulher samaritana que tinha para ela um rio de água viva que ela beberia e nunca mais teria sede e aquele rio faria nela uma fonte, ou seja, ela sempre teria as águas de Deus na vida dela. Podemos desejar estar sempre mergulhados no rio de Deus. O rio é o próprio Espírito Santo.

Você deseja descobrir um pouco mais sobre como estar mergulhada nesse rio e ser uma fonte de águas vivas?

Vamos mergulhar juntos na palavra de Deus utilizando o texto de Ezequiel  47.1-12.

O homem me levou de volta até a entrada do Templo. Debaixo da entrada, saia água que corria na direção do leste, pois o Templo dava frente para esse lado. A água corria por baixo do lado sul do Templo, ao sul do altar. Então o homem me fez sair da área do Templo pelo portão norte e me levou pelo lado de fora até o portão que dá para o leste. Um riacho saía do lado sul do portão. Com a sua vara de medir, o homem mediu quinhentos metros na direção da correnteza, para o leste. Ele me fez atravessar o riacho ali, e a água chegou aos meus tornozelos. Em seguida, ele mediu mais quinhentos metros, e a água chegou até a minha cintura.

Finalmente, mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não conseguia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado. Aí ele me disse:

- Homem mortal, preste muita atenção em tudo isso! Então o homem me levou de novo para a margem.

Quando cheguei lá, vi que havia muitas árvores nos dois lados. Então ele me disse:

- Esta água corre para o leste e desce até o rio Jordão e até o mar Morto. Quando entra neste mar, ela faz com que a água salgada do mar vire água doce. Em todo lugar por onde esse rio passa, haverá todo tipo de animais e peixes. O rio fará com que as águas do mar Morto fiquem boas e ele trará vida por onde passar. Desde a fonte de Gedi até a de Eglaim haverá pescadores na praia do mar e ali eles estenderão as suas redes para secarem. Haverá ali muito peixe e muitas espécies de peixes, como no mar Mediterrâneo. Mas nos brejos e nos charcos a água não ficará boa. Essa água será para a produção de sal. Nas duas margens do rio, crescerão árvores frutíferas de todo tipo. As suas folhas nunca murcharão, e as árvores nunca deixarão de dar frutas. Darão frutas novas todos os meses, pois são regadas pelo rio que vem do Templo. As frutas servirão de alimento, e as folhas, de remédio.

Onde estão as águas?

As águas saiam da entrada do templo.Iremos encontrar as águas de Deus permanecendo na presença Dele. Tem ido à igreja? Tem louvado a Ele? Tem se envolvido com os assuntos do Senhor? Então Deus tem águas pra você.

Para encontrá-las precisamos olhar para o lugar certo. Deus conduziu o profeta para olhar para o oriente. Olhando para o oriente ele identificou de onde vinham as águas. Oriente é onde o sol nasce. Jesus é o sol da justiça em nossas vidas.

Não basta estar na igreja, precisamos saber para o que temos olhado. Algumas pessoas estão sempre colocando seus olhos em homens, em falhas, em situações, em problemas pessoais, nas próprias limitações, e assim deixar de olhar para Jesus, não conseguem ter comunhão com Ele. Já não sentem sua presença, não reconhecem seu mover. Então dizem: – O culto hoje não foi para mim!

Temos que olhar para Jesus!

Salmo 34.5 – Os que são perseguidos olham para ele e se alegram; eles nunca ficarão desapontados.

Quem olha para Jesus conhece a fonte das águas de Deus.

O profeta foi levado a uma experiência tremenda, onde foi possível medir as águas, reconhecer o nível em que estava e então ir mais fundo. Nós podemos saber o nível que estamos em Deus e buscar mais profundidade. Na verdade, conseguimos identificar como estamos espiritualmente: entusiasmados ou desanimados; cheios do Espírito ou de nós mesmos; se temos entendimento da palavra de Deus ou se achamos que os textos foram somente traduções de um idioma para outro?

Deus quer nos levar para um nível mais profundo. Temos que saber se estamos dispostas a crescer em Deus, nível a nível, até estarmos prontas para mergulhar. 

Para que servem as águas de Deus em minha vida?

A palavra diz que as águas trazem vida, curas e sinais. Esta é a razão porque não podemos nos conformar em mergulhar no rio de Deus só de vez em quando, por onde passa, este rio traz cura, vida, mesmo quando estamos desanimados ou entristecidos por alguma situação devemos buscar a Deus.

Deus pode com seu poder ressuscitar nossa vida espiritual, pode curar nossas feridas, nos restaurar. Infelizmente o inimigo de nossas almas será contra nós, buscando nos ferir independente da nossa “idade espiritual”, mas aqueles que permanecerem nas águas de Deus terão sempre o refrigério, a cura, o renovo de Deus.

Haverá uma multidão excessiva de peixes e pescadores à beira do ribeiro.

O mover de Deus trará salvação. Uma igreja mergulhada na unção é o lugar perfeito para pescaria. “E eu os farei pescadores de homens…”

As pessoas serão atraídas pela vida de Deus refletida em nossa vida. Um líder encharcado da unção de Deus irá gerar muitas vidas.

Árvores frutíferas, junto ao ribeiro. Líderes maduros, plantados, enraizados, que dão frutos proveitosos.

João 15.15, Jesus disse:

“Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.”
O Senhor fará com que os nossos frutos permaneçam, quando nós reconhecermos que precisamos estar plantadas em sua presença, pois Ele é a fonte que nos sacia a cada dia.
Líderes que dão frutos, são motivados pelos frutos, são fortalecidos, nossos frutos são alimento para o nosso ânimo. Líderes que permanecem junto ao ribeiro, terão suas folhas verdes e estas serão remédio para os povos.

Deus leva suas ovelhas a pastos verdejantes e deseja que nossa boca seja manancial de vida e saúde.

Será que temos sido como pastos verdejantes para nossos irmãos. A nossa boca tem curado e alimentado as ovelhas do Senhor?

Aqueles que estão no rio de Deus terão uma descendência e uma herança para esta descendência, por isso no capítulo posterior Deus fala sobre repartir os termos.

Os quatro níveis do rio em nossas vidas

Quando Deus levou o profeta a medir o rio, ele teve que caminhar por cada nível até chegar ao nível mais profundo. Muitas vezes queremos ser profundas em Deus sem antes ter passado por alguns níveis que são necessários para nossa vida.

1° Nível – Pés e tornozelo (artelhos)

2 Samuel 22:37

“Tu não tens deixado que os meus inimigos me peguem, e eu não caí nenhuma vez”.

Antes de mergulhar em Deus temos que ter compromisso com ele. Samuel fala do nosso caminhar, fala dos nossos passos. Primeiro temos que decidir andar com Deus, fazer nossa entrega de vida para Ele.

Se já decidimos andar com Deus, é hora de sermos também dirigidas pelo Senhor. Ele quer guiar nossos passos e nos ensinar a andar em Espírito.

Gálatas. 5 :25

“Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.”

Antes de mergulhar tem que molhar o pé e deixar Deus transformar nosso caminhar.

Tem pessoas que se acomodam nesse estágio e o pior é que muitas delas têm estacionado nesse período. O risco de ficar nesse estágio é se tornar uma pessoa religiosa.

Fica estagnado, não vê mudanças, não cresce, e a fé fica na mente, é racional e não produz nada.

Você sabe o que tem que fazer, mas não faz; sabe que tem que jejuar, orar e dar o dízimo, mas não faz. O coração endurece.

Você pensa que Deus deixou de te amar, mas foi você que deixou Deus e não quis mergulhar em Cristo, e se torna uma pessoa frustrada, mas não faz nada.
Deus te ama e diz vem, mas você se perde! As informações que recebe te acusam. Você conhece a palavra e volta atrás. Não pare. Vá adiante! Deus quer que você continue.

2° Nível – Joelhos

Este nível fala de oração e adoração.

Hebreus 12:12

“Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.“

O único guerreiro que vence sua batalha de joelhos é o cristão! Através da oração!
É de joelhos dobrado que a tua oração começa a ser respondida, toca os céus, e é possível ver que Deus é real. Começa a ver o sobrenatural de Deus e não procura mais as bençãos  Dele e sim a face do Senhor.

 Aprendeu que se buscar a Deus, todas as coisas te serão acrescentadas. Tem temor a Deus, sabe que com Ele não se brinca e o que plantar é o que irá colher.
Agora você quer obedecê-lo, porque o ama. Esse nível de experiência o faz querer estar no centro da vontade de Deus. Você O conheceu pessoalmente e não pode parar por aí.

3° Nível – Lombo (ministério, força)

Este nível fala das cargas que temos que carregar.

Mateus 10:38

“Jesus disse: Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.“
Muitas vezes essas responsabilidades assumidas, nos pesam nos ombros.

Todos estão em obras e aquele que começou a boa obra em nossas vidas é fiel para completá-la. Por isso Ele também precisa nos corrigir. E Ele nos corrige porque nos ama muito. Nem sempre aceitamos ou discernimos a correção de Deus. No entanto muitas situações são lições que o Senhor nos permite aprender, para nos moldar, nos
aperfeiçoar.
Em alguns momentos sentimos que não poderemos mais suportar, que não temos mais forças ou recursos em nós mesmos, e, é só aí que estaremos prontas para o próximo nível.

4° Nível – Águas profundas

Quando as águas estão nos lombos Deus quer nos levar a outro nível onde Atravessar somente a nado. Este é o momento que passamos a depender totalmente do Espírito de Deus, nos desprendemos de nós mesmos.

É aqui que Deus nos dá profundidade em sua palavra, trazendo sua revelação sobre nós, é daqui que somos capacitadas em Deus para viver os impossíveis que Ele fará acontecer. E quando as águas nos cobrem, Deus esconde nossas vidas do diabo, ele não vai nos achar!
É nesse momento também que o nosso eu fica totalmente encoberto, nossas limitações não aparecem mais, quem olhar para nós, vai ver apenas o mover das águas de Deus.

Você perde o controle. Nos outros níveis você controla, se preocupa com os outros.
No mergulho você fica “chapado” de Deus. Não são os seus sonhos, são os sonhos dele. Quando mergulha, você faz tudo por Deus, se anula.

Quanto mais fundo vai, menos enxerga, menos tem o controle da situação. O seu eu diminui e aí Deus cresce. Você fica como vento, vai onde o Senhor soprar.
Nesse nível começa a viver por fé, com base na palavra de Deus; nenhum stress te alcança, não tem gastrite ou falta de sono.

Você está nos braços do Pai, mergulhou tanto que os rios do Senhor fluem de dentro de ti.

Sugestão de como orar:

  • Se coloque diante do Pai, desejando estar na sua presença.
  • Declare que sabes que Ele é nosso único Deus e que sabemos que tudo pode.
  • Declare a Deus que deseja estar no centro de sua vontade, que seus desejos sejam os Dele.
  • Declare que deseja que Deus tome conta do seu espírito.
  • Diga que gostaria de mergulhar nas águas do Seu rio e ser levada conforme a sua vontade, pois em concordância com sua palavra estamos cientes que sua vontade é boa, perfeita e agradável.

 Mergulhe, mergulhe, deixe o rio de Deus te levar.

About these ads

One thought on “Mergulhar no Rio de Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s